Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Legalidade do exame psicológico para concurso de controlador de voo

    Publicado por COAD
    há 11 anos

    A Advocacia-Geral da União assegurou, na Justiça do Ceará, a realização dos testes de aptidão psicológica como parte das exigências do exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para controlador de tráfego aéreo. Os advogados da União demonstraram que é impossível substituir uma fase que já estava prevista no concurso, principalmente por se tratar de uma atividade de relevância e complexidade.

    A Procuradoria da União no Ceará (PU/CE) atuou na ação ajuizada por um candidato aprovado na primeira etapa do certame, mas que no exame psicológico não foi considerado apto para a atividade. O autor exigia que a União apresentasse prova pericial para avaliar novamente a sua aptidão psicológica.

    Segundo a unidade, a pericia pretendida pelo candidato, sem especificar sua finalidade e utilidade, não pode servir como critério de aprovação e substituir uma fase do concurso. Isso porque, o exame é importante instrumento de identificação de características de comportamento não recomendáveis à carreira de controlador de tráfego aéreo, atividade que requer grande preparo.

    A PU/CE destacou ainda que o exame psicológico para admissão no cargo pretendido encontra-se legalmente previsto, de modo que o edital de regência do certame, ao prever a realização de exame psicológico, está em conformidade com a Lei do Servico Militar.

    A 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará acolheu todos os argumentos da AGU e negou o pedido do candidato.

    A PU/CE é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Processo nº 0013785-51.2010.4.05.8100 5ª Vara Federal da Seção Judiciária/CE.

    FONTE: Advocacia-Geral da União

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações238
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legalidade-do-exame-psicologico-para-concurso-de-controlador-de-voo/100133571

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)