Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito de concluir ensino médio para menor aprovada em vestibular

    Publicado por COAD
    há 10 anos

    A juíza de Direito substituta da 3ª Vara de Fazenda Pública do DF deferiu pedido de liminar determinando que o Centro de Ensino Tecnológico de Brasília - CETEB matricule estudante de 17 anos no curso de educação a distância Ensino Médio e, ao final, caso seja aprovada, lhe seja entregue o certificado de conclusão do ensino médio, até o dia 31/07/2014. A autora, que cursa o terceiro ano do ensino médio, ajuizou pedido de liminar para inscrever-se no curso da Escola de Jovens e Adultos CETEB, o que lhe havia sido negado pela escola em razão de não ter a idade estabelecida pela Lei 9.349/96. A jovem foi aprovada no vestibular do Centro Universitário de Brasília - UNICEUB para o curso de Direito.

    Segundo a decisão, o perigo de dano de difícil reparação está no fato de que a requerente deverá apresentar o certificado de conclusão até 01/08/2014, restando demonstrada a urgência em fazer a última prova. Para a magistrada, a maturidade intelectual e capacidade da requerente para ingressar em um curso superior é evidente, a partir de sua aprovação no vestibular. Esclarece que ademais, se a colação de grau em curso superior é motivo para emancipação legal (art. , parágrafo único, IV, do Código Civil), não há razão para se vedar a conclusão do ensino médio antes dos 18 anos, apesar do contido na Lei 9.394/1996.

    Processo: 2014.01.1.084328-3

    FONTE: TJ-DFT

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-de-concluir-ensino-medio-para-menor-aprovada-em-vestibular/128610635

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)