Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspenso julgamento que discute se período de sursis vale para concessão de indulto

    Publicado por COAD
    há 10 anos

    Na sessão desta última terça-feira (16/9), pedido de vista do ministro Teori Zavascki suspendeu o julgamento do Habeas Corpus (HC) 123698 pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O habeas discute se o período de prova do sursis (suspensão condicional da pena) pode ser levado em conta para a concessão de indulto natalino.

    Na origem, o Superior Tribunal Militar (STM) deu provimento a recurso interposto pelo Ministério Público Militar para anular decisão do juiz de primeiro grau que concedeu indulto natalino a um soldado condenado pelo crime previsto no artigo 290 do Código Penal Militar tráfico, posse ou uso de entorpecentes. O soldado foi condenado a um ano de reclusão, em regime inicial aberto, recebendo benefício do sursis pelo prazo de dois anos. Para o STM, não se deve considerar o período de prova do sursis como efetivo cumprimento de pena para fins de concessão do indulto.

    A Defensoria Pública da União (DPU), que impetrou o habeas em favor do condenado, sustenta que o período correspondente à suspensão condicional da pena deve ser computado como pena executada, servindo portanto para compor os requisitos que permitem a concessão de indulto natalino.

    A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, frisou em seu voto que um dos requisitos para se receber o indulto em questão seria o cumprimento de um quarto da pena, de acordo com o Decreto 8.172/2013. E, segundo a ministra, o cumprimento de período de prova do sursis e o efetivo cumprimento de determinada parte da pena são institutos diferentes.

    Como precedente nesse sentido, a ministra citou o HC 117855, relatado pelo ministro Luiz Fux e julgado no final de 2013 pela Primeira Turma. Naquele caso, frisou Cármen Lúcia, se consignou que o sursis não ostenta a caracterização jurídica de pena, mas medida alternativa a ela. Por isso, não se poderia aventar do tempo alusivo ao período de prova exigido para a obtenção do indulto.

    Com esse argumento, a ministra votou pela denegação da ordem, sendo acompanhada pelos ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello.

    Processo: HC 123698

    FONTE: STF

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspenso-julgamento-que-discute-se-periodo-de-sursis-vale-para-concessao-de-indulto/139827459

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)