Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decisão determina prosseguimento de ação penal contra acusado de agredir a mãe

    Publicado por COAD
    há 10 anos

    O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Reclamação (RCL) 18391, ajuizada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), para afastar os efeitos de decisão do juízo da Vara Criminal da Comarca de Limeira (SP) que extinguiu a punibilidade de acusado da prática de violência doméstica contra sua mãe.

    Na reclamação, o MP-SP pede a retomada do andamento da ação penal e alega que o juízo de primeira instância, ao extinguir a punibilidade do acusado em razão de a vítima ter renunciado à representação, contrariou decisão do STF tomada, em fevereiro de 2012, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4424 e da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 19. Na ocasião, ao analisar dispositivos da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), o Tribunal firmou entendimento de que as ações penais referentes à violência doméstica são públicas incondicionadas.

    Em sua decisão, o relator observou que, naquele julgamento, a Corte deu interpretação conforme a Constituição Federal aos artigos 12, inciso I, e 16 da Lei 11.340/2006, "no sentido de ser incondicionada a ação penal em caso de crime de lesão corporal praticado contra a mulher em ambiente doméstico", ou seja, o Ministério Público pode movê-las independentemente de representação da vítima.

    Assim, o ministro Luiz Fux deferiu a liminar para suspender os efeitos da decisão questionada e determinar o prosseguimento da ação penal relativa ao caso.

    FONTE: STF

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-determina-prosseguimento-de-acao-penal-contra-acusado-de-agredir-a-mae/140774246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)