Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do Senado destaca mediação e arbitragem como alternativas para desafogar a Justiça

    Publicado por COAD
    há 9 anos

    O presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, afirmou ontem, quinta-feira (20), durante abertura do seminário Como a Mediação e a Arbitragem podem ajudar no acesso e na agilização da Justiça que o modelo tradicional de jurisdição tem se revelado insuficiente para solucionar os conflitos da sociedade em tempo razoável. Por isso, a mediação e a arbitragem podem ajudar no acesso e na agilização da Justiça, na medida em que se oferecem como institutos alternativos capazes de desafogar os nossos tribunais.

    Calheiros criticou o excesso de leis que, para ele, também estrangula o Judiciário brasileiro: A extravagância legislativa produz insegurança coletiva, confunde o cidadão, atrapalha a atividade do Poder Judiciário e apresenta caminhos demais e saídas de menos, afirmou o parlamentar, ressaltando que o país precisa de uma justiça moderna, ágil, democrática e de pacificação social, com menos leis e leis mais claras e precisas.

    O presidente do Senado fez um histórico da arbitragem no Brasil e no mundo, e enfatizou que o magistrado brasileiro, além de suportar o maior volume de trabalho do planeta, é vitima de equívocos históricos que desvalorizaram a política da conciliação.

    Nova legislação

    Ele afirmou que o anteprojeto de lei para o aperfeiçoamento da Lei 9.307/96 (a Lei de Arbitragem) tem justamente o papel de resgatar parte desses equívocos, fortalecendo uma ferramenta capaz de cumprir com maior eficácia e abrangência o seu papel pacificador. Entre outros pontos, a proposta prevê a possibilidade da arbitragem em contratos trabalhistas e societários, e autoriza sua utilização em relações de consumo quando o próprio consumidor tome a iniciativa de invocar o instituto.

    Calheiros acredita que quando estiver em vigor, a nova Lei de Arbitragem contribuirá efetivamente para desafogar o Poder Judiciário do imenso volume de processos em tramitação. Para ele, o Brasil precisa avançar nos chamados métodos alternativos de solução de conflitos, que são aliados do Poder Judiciário e concretizam e ampliam o acesso à justiça com rapidez, seriedade, informalidade e eficácia.

    A arbitragem e a mediação são, portanto, ferramentas eficazes que complementam o sistema de distribuição de uma justiça mais ágil, capaz de dar respostas eficientes e seguras, de assegurar a igualdade entre os cidadãos, de livrar o Poder Judiciário de processos inúteis e de aperfeiçoar o Estado Democrático de Direito, concluiu o senador.

    O evento prossegue hoje, sexta-feira, a partir das 9h, no auditório do CJF, em Brasília.

    FONTE: STJ

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-senado-destaca-mediacao-e-arbitragem-como-alternativas-para-desafogar-a-justica/152845051

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)