Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça julga inconstitucional a fixação de taxa de remoção e estada de veículo pela BHTrans

    Publicado por COAD
    há 9 anos

    Apreensões e depósitos poderão continuar sendo realizados. Porém, os condutores não serão obrigados a pagar qualquer valor pelos referidos serviços

    A 5ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte julgou procedente Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que questiona a cobrança de taxa de remoção e estada de veículos infratores, feita pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), sem que haja lei municipal tratando da cobrança desses tributos e fixando seus valores.

    A ACP proposta pelo MPMG é assinada pelos promotores de Justiça Leonardo Duque Barbabela e Eduardo Nepomuceno de Souza, ambos da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte.

    Antes de propor a ACP, os promotores de Justiça ofereceram à BHTrans a possibilidade de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPMG. O objetivo era cessar a cobrança das taxas até que uma lei municipal fosse promulgada para regularizar a situação, conforme determinam os artigos 145, II, e 150, I, da Constituição Federal.

    Entretanto, à época dos fatos, o município afirmou que a empresa seguiria cobrando o pagamento das taxas pelos serviços de remoção e estada de veículos apreendidos, com base em simples portaria da própria estatal.

    A Justiça suspendeu a cobrança das taxas e, de acordo com a explicação do promotor de Justiça Leonardo Barbabela, caso alguma pessoa tenha o veículo removido pela BHTrans, pode requerer gratuidade e impetrar mandado de segurança se for negada.

    Ainda conforme Barbabela, quem já pagou pode requerer administrativamente a devolução. Caso seja negada, pode ajuizar mandado de segurança.

    O processo (1131399-80.2010.8.13.0024) encontra-se em grau de recurso perante o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

    Inconstitucionalidade

    Para o promotor de Justiça Leonardo Barbabela, a BHTrans vem cobrando pelo serviço público de remoção e estada de veículos em situação irregular sem que haja lei municipal criando o referido tributo na modalidade de taxa. O fato consiste em grave violação da garantia constitucional de que não haverá cobrança de qualquer tributo do contribuinte sem lei anterior que o defina e fixe seus valores".

    Em junho de 2010, em que propôs a ACP, foi feito um levantamento do montante arrecado pela BHTrans com a cobranças das taxas. Ficou constatado que, nos cinco anos anteriores, a empresa recolheu R$ 3.900.563,43.

    O promotor de Justiça ressalta que o objetivo da ACP não é impedir a apreensão e reboque de veículos infratores, mas tão somente paralisar a cobrança das obrigações tributárias respectivas não previstas em lei. Para ele, as apreensões e os depósitos poderão continuar sendo realizados. Porém, o pagamento das obrigações pecuniárias compensatórias do serviço de remoção e estada de veículos apreendidos somente poderá ser cobrado após a introdução, no ordenamento jurídico municipal, de lei competente, em sentido formal, criando as respectivas taxas, explica o promotor de Justiça.

    Barbabela destaca que, com a decisão judicial, os condutores não estarão obrigados a pagar qualquer valor pelos referidos serviços, até que seja editada uma lei municipal estabelecendo as respectivas taxas municipais.

    FONTE: MP-MG

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-julga-inconstitucional-a-fixacao-de-taxa-de-remocao-e-estada-de-veiculo-pela-bhtrans/153252518

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)