Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Município é condenado por pagamento de férias fora do prazo legal

    Publicado por COAD
    há 9 anos

    A 10ª Câmara do TRT-15 negou provimento ao recurso do Município de Monte Aprazível e manteve a sentença proferida pelo Juízo da Vara do Trabalho de Tanabi, que deferiu ao reclamante a dobra das férias usufruídas durante o contrato de trabalho, uma vez que o pagamento referente ao período de gozo foi pago após o prazo legal.

    O Município, inconformado, recorreu, alegando que "o art. 137 da CLT somente determina o pagamento da dobra nos casos em que não houve gozo das férias no período concessivo correspondente, não havendo base legal, portanto, para a condenação imposta".

    O relator do acórdão, desembargador Fabio Grasselli, não concordou com a tese do Município de que não há previsão legal para a aplicação da penalidade prevista, e ainda de que "o legislador insinuou que, na hipótese de descumprimento do disposto no artigo 145, deveria ser aplicada a multa prevista no artigo 137, ambos da CLT". Para o colegiado, a questão do pagamento das férias efetuado fora do prazo deve ser analisada à luz do disposto nos artigos correlatos da CLT, tais como o art. 134, e (que trata da concessão das férias num único período, salvo nos casos excepcionais e, também, das férias para menores de 18 e maiores de 50 anos); art. 137 (do pagamento em dobro quando as férias forem concedidas após o prazo de que trata o art. 134); art. 145 (do prazo de dois dias para o pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143, antes do início do respectivo período).

    O colegiado afirmou que "a previsão de férias anuais decorre de lei e é de ordem pública", e ressaltou que a penalidade prevista no artigo 137 da CLT limita-se ao descumprimento, por parte do empregador, do prazo fixado para a fruição das férias pelo empregado. Já pelo artigo 145, é previsto o pagamento da remuneração das férias em até dois dias antes da fruição. Para o colegiado, a não observância a respeito da concessão e remuneração das férias frustra a finalidade do instituto e atrai a incidência da dobra.

    A Câmara entendeu, assim, que "demonstrado o desrespeito do prazo legalmente previsto no artigo 145 da CLT, cabível a imposição ao reclamado da sanção de que trata o artigo 137, 'caput', da mesma Consolidação, ou seja, o pagamento em dobro da remuneração de férias". (Processo 0002101-30.2012.5.15.0104)

    FONTE: TRT- 15ª Região

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-e-condenado-por-pagamento-de-ferias-fora-do-prazo-legal/160782362

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)