Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conamp questiona emenda à Constituição do RJ que trata de idade para aposentadoria compulsória

    Publicado por COAD
    há 9 anos
    A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5304, com pedido de liminar, contra a Emenda Constitucional 59/2015, do Estado do Rio de Janeiro, que trata das regras para aposentadoria dos servidores públicos estaduais.

    A entidade alega que a norma viola os artigos 40, parágrafo 1º, inciso II, e 93, inciso VI, da Constituição Federal (CF), ao alterar a idade para aposentadoria compulsória de 70 para 75 anos. Sustenta ainda que a emenda contraria o previsto na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei 8.625/1993).

    Segundo a Conamp, a afronta ao texto constitucional é evidente, uma vez que a Carta da Republica “impõe a todos os entes federados o limite de idade para aposentadoria compulsória dos servidores públicos, aí incluídos os membros do Ministério Público da União e de todos os Estados da Federação”.


    Para a associação, desrespeitar a norma constitucional, sobretudo no caso em que não prevalece a autonomia do Estado-membro, “é se insurgir contra a mitigação da aludida autonomia, é, em última análise, rebelar-se contra o princípio federativo e pretender se transformar em Estado soberano”.



    “Uma vez estabelecido pela Constituição Federal o limite de idade para aposentadoria para o servidor público, não pode, nenhuma outra norma, contradizer o que lá está explícito. Não há margem para que se entenda de outra forma. A norma é clara e objetiva ao dispor como limite de idade para aposentadoria 70 anos e por isso deve ser respeitada e acolhida, inclusive pelas Constituições Estaduais”, explica.

    A entidade ressalta que tanto a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público quanto a Lei Orgânica do Ministério Público do Rio de Janeiro cumprem o princípio constitucional e definem como limite de idade para aposentadoria os 70 anos.

    Nos autos, a autora da ação afirma também que com a edição da citada emenda à Carta Estadual, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro parece pretender antecipar a Proposta de Emenda à Constituição 457/2005, em tramitação no Congresso Nacional, que propõe estender de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria compulsória dos magistrados. “Ainda que a tal PEC diga respeito somente à Magistrado dos Tribunais Superiores, a Assembleia Fluminense, de livre e espontânea vontade, ampliou os termos daquela e estendeu o novo limite inclusive para o Ministério Público”, disse.

    A Conamp requer a concessão da liminar para suspender a eficácia da norma impugnada e, no mérito, pede que a ação seja julgada procedente.

    O relator da ação, ministro Luiz Fux, determinou a tramitação conjunta das ADIs 5304 e 5298, por tratarem do mesmo tema.

    FONTE: STF



    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conamp-questiona-emenda-a-constituicao-do-rj-que-trata-de-idade-para-aposentadoria-compulsoria/185151490

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)