Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Jornada reduzida e prorrogação para jornalistas

Publicado por COAD
há 9 anos
O jornalista tem direito à jornada reduzida de 05 horas prevista no artigo 303 da CLT. Assim, se o empregado desempenha atividades típicas de jornalista, conforme disposto no Decreto 83.284, faz jus à jornada reduzida.

A legislação autoriza a prorrogação dessa jornada, que pode ser elevada para 07 horas, mediante acordo escrito, firmado entre empregado e empregador, prevendo aumento de salário correspondente ao excesso de trabalho e o gozo de um intervalo para descanso e refeição. Por motivos de força maior, poderá o empregado prestar serviços por uma jornada maior, tudo conforme previsto no artigo 304 da CLT.

Para o cálculo das horas extras, deverá ser observado o divisor 150 para os mensalistas, acrescido de pelo menos 50%, na forma estipulada no artigo 305 da CLT.

Contudo, essas benesses não se aplicam aos que exercem cargos de redator-chefe, secretário, subsecretário, chefe e subchefe de revisão, chefe de oficina, de ilustração e chefe de portaria, e nem aos que realizam atividades unicamente externas, como disposto no artigo 306 da CLT.

Um detalhe relevante aqui é que o fato de a empregadora não ser uma empresa jornalística, não afasta o direito à jornada reduzida pelo empregado, nos termos da OJ 407 da SBD-1 do TST.

FONTE: TRT- 3ª Região
  • Publicações40292
  • Seguidores1092
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornada-reduzida-e-prorrogacao-para-jornalistas/192030982

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)