Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensão de gratificação: defesa deve ser concedida a servidor

    Publicado por COAD
    há 14 anos

    A 1.ª Turma do TRF da 1.ª Região acordou que não pode a Administração Pública suspender gratificação incorporada aos vencimentos do servidor público federal sem processo administrativo regular, com a garantia do contraditório e da ampla defesa.

    Procurador federal aposentado diz que recebia gratificação em decorrência do Decreto-Lei 2.365/87, mas que em 2002 recebeu notificação da Fundação Universidade de Brasília (FUB) da suspensão da gratificação e do desconto dos valores recebidos indevidamente. Alega fazer jus à referida gratificação por ter se aposentado no cargo de advogado NS 02, Nível 23.

    A FUB alega que o servidor aposentado não possuía direito ao recebimento da gratificação, pois não fazia parte da advocacia consultiva da União. Afirma que a Administração pode rever seus próprios atos e invalidá-los, se constatada irregularidade no procedimento administrativo.

    De acordo com o juiz federal convocado, Antônio Francisco do Nascimento, não se nega à Administração o direito, e até mesmo o dever, de corrigir equívocos no pagamento de vantagens pecuniárias a servidores públicos, mas a Administração tem que observar o devido processo legal para alterar os cálculos do vencimento do servidor.

    Assim, conforme afirma o relator, tendo em vista a ausência de prova de observância do devido processo legal e da ampla defesa, merece ser mantida a sentença para o restabelecimento do pagamento da gratificação decorrente do Decreto-Lei 2.365/87 ao servidor aposentado.

    Processo: 00101092520024013400

    FONTE: TRF-1ª Região

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações489
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-de-gratificacao-defesa-deve-ser-concedida-a-servidor/2154744

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)