Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Falecimento do titular: plano de saúde não pode excluir dependente

Publicado por COAD
há 14 anos

O Tribunal de Justiça decidiu manter a sentença em que o juiz da 4ª Vara Cível, Airton Pinheiro, reconheceu o direito da requerente manter-se inscrita no plano de saúde da qual era dependente, mesmo após o óbito de sua genitora. O juiz ainda determinou que o plano de saúde fizesse o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.

Inconformada com a decisão a seguradora de saúde apelou da sentença argumentando que no contrato havia cláusula que impedia expressamente a continuidade do contrato com o falecimento da titular. E ainda, que a lei 9656/98 impede a transferência de titularidade. (Apelação Cível nº

A autora da ação, em contra partida, afirma que a proibição de transferência de titularidade prevista em lei é em relação a terceiros, não valendo para dependentes já inscritos. Já em relação ao contrato a autora alega que ele é passível de anulação por compor cláusula restritiva ao seu direito.

O relator do processo, desembargador Vivaldo Pinheiro, disse em seu voto que a norma imposta aos planos de saúde proibi a transferência de plano para terceiros, o que não é o caso da autora da ação, que é dependente desde fevereiro de 1993. O desembargador também entendeu que a cláusula contratual era abusiva, de acordo com o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, por isso decidiu manter a sentença de primeiro grau que determinou a manutenção do contrato da dependente.

FONTE: TJ-RN

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações722
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falecimento-do-titular-plano-de-saude-nao-pode-excluir-dependente/2161384

Informações relacionadas

Georgia Gomide, Advogado
Artigoshá 2 anos

Cláusula de Remissão – Direito de manutenção do plano de saúde dos dependentes após falecimento do titular

Alessandra Werson, Advogado
Artigoshá 7 anos

O que você precisa saber sobre a Remissão nos Planos de Saúde

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)