Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Estabilidade pré-aposentadoria: demissão gera indenização

Publicado por COAD
há 14 anos

Quando o trabalhador encontra-se próximo de completar as condições exigidas para adquirir o direito à aposentadoria, seja integral ou proporcional, desde que haja previsão nesse sentido nas normas coletivas da categoria, ele detém o que se chama de estabilidade pré-aposentadoria. Ou seja, no período fixado na norma (que costuma ser de 12 ou 24 meses anteriores à aposentadoria) ele não pode ser dispensado sem justa causa.

Numa reclamação trabalhista em tramitação na 5ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, a juíza Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim identificou a tentativa de uma empresa de burlar esse direito de uma das suas empregadas. Ela se encontrava em período de estabilidade pré aposentadoria, após 22 anos de serviços prestados à reclamada, quando foi dispensada sem justa causa. Percebendo o equívoco, a empresa cancelou a dispensa, mas a forçou a assinar um documento, no qual aceitava permanecer em licença remunerada, pela metade do valor da indenização devida e ainda concordando que, ao se desligar da empresa, ela pediria demissão, não fazendo jus a aviso prévio, multa de 40% do FGTS e outras verbas rescisórias. A juíza considerou esse procedimento da reclamada, ao mesmo tempo, ingênuo e atroz.

Embora a empresa tenha insistido em que não houve qualquer coação por ocasião do desligamento da empregada e que o fato não passou de mero aborrecimento passageiro, a magistrada apurou, pela análise das provas do processo, que a autora foi, de fato, demitida sem justa causa em agosto de 2006. O ato foi reconsiderado pelo empregador, efetivando-se posteriormente a rescisão contratual, em agosto de 2007, aparentemente por iniciativa da reclamante, conforme os documentos juntados. Entretanto, a juíza considerou pouco crível que uma profissional como a reclamante, que ocupava o cargo de gerente de gestão comercial, se dispusesse a renunciar graciosamente a seus direitos, conquistados ao longo de mais de 22 anos de trabalho. No caso em tela, a burla aos direitos trabalhistas é tão evidente, que prescinde de provas, consoante dispõe o artigo 334, I, do CPC, de aplicação subsidiária, ponderou, acrescentando que a atitude da reclamada foi arbitrária e apenas tentou frustrar os direitos da empregada.

Assim, os atos patronais foram declarados nulos, com base no artigo da CLT. Considerada incontroversa a dispensa sem justa causa da reclamante, ela teve reconhecido o seu direito ao recebimento de aviso prévio indenizado, multa de 40% sobre o FGTS e férias acrescidas de um terço. A juíza entendeu também patente o abalo emocional e o transtorno na vida pessoal, familiar e profissional da reclamante, ao ser obrigada a perder metade da remuneração para garantir um direito que lhe pertencia. Portanto, a empresa foi condenada também a pagar à autora uma indenização por dano moral fixada em R$45.000,00, valor equivalente ao montante dos salários suprimidos ao longo do ano.

Processo: 00721-2009-143-03-00-6

FONTE: TRT-3ª Região

Nota - Equipe Técnica ADV: Em linhas gerais, a estabilidade provisória é o período em que o empregado tem seu emprego garantido, não podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. São duas classificações distintas de estabilidade: a) aquelas previstas em lei, como os empregados eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes; gestantes; dirigentes sindicais e de cooperativas; segurado beneficiado de auxílio-doença vitimado por acidente do trabalho; e b) aquelas previstas em acordos e convenções coletivas, onde os sindicatos, com a intenção de assegurar aos empregados garantia de emprego e salário, determinam em normas coletivas estabilidades, tais como a garantia ao empregado em vias de aposentadoria.

Questão tormentosa na jurisprudência é a distinção específica quanto à forma de aposentadoria. Em regra, adquire estabilidade o empregado que esteja próximo de se aposentar - normalmente dois anos - período este conhecido como pré-aposentadoria.

Para alguns, esta estabilidade condiz ao período no qual o empregado fará jus a aposentadoria integral. Para outros, no entanto, a estabilidade protege apenas o período correspondente ao direito de se obter a aposentadoria proporcional.

A norma coletiva não faz distinção específica quanto à forma de estabilidade: se proporcional ou se integral. Assim, diante de uma interpretação latu sensu da norma, é de se entender que a disposição diga respeito tanto a uma como à outra espécie. Atualmente, não temos uma definição da jurisprudência, eis que as decisões dos tribunais são divergentes, alimentando ainda mais a discussão.

Ressalte-se, por oportuno, que o objetivo da norma é obstar a despedida do trabalhador às vésperas de aposentar-se, com o fim de garantir-lhe fonte de renda tendo em vista que encontraria dificuldades para reinserção no mercado de trabalho acaso fosse dispensado, com possibilidade, inclusive, de perder a qualidade de segurado e, por consequência, o direito ao benefício previdenciário.

Para alguns juristas, se o empregado já tem tempo de serviço para gozar da aposentadoria, mesmo que proporcional, não há sentido em garantir ao trabalhador a estabilidade no emprego se já lhe é assegurada uma fonte de renda. Para outros, a aposentadoria proporcional é tida como exceção, pelo que não pode o empregador imaginar que seu trabalhador pretende ingressar com pedido de aposentadoria proporcional e não integral como a maioria dos empregados.

Veja o trabalho elaborado pela Equipe ADV no seguinte Estudo de Caso: Rescisão contratual Estabilidade provisória - Pré-aposentadoria

  • Publicações40292
  • Seguidores1092
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações211226
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estabilidade-pre-aposentadoria-demissao-gera-indenizacao/2267964

Informações relacionadas

André Soares, Advogado
Artigoshá 2 anos

Estou perto de me aposentar, posso ser demitido?

Wilson Seabra, Advogado
Artigoshá 4 anos

Estabilidade pré-aposentadoria - O que é e quem tem direito?

Leandro Lopes, Advogado
Artigoshá 2 anos

Estabilidade pré-aposentadoria

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-04.2019.8.19.0001

Danilo Oliveira, Bacharel em Direito
Artigoshá 7 anos

O regime semiaberto no Código Penal e a previsão constitucional de estabelecimentos diversos para o cumprimento de pena

28 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Uma pessoa que falta 5 a 8 anos pra aposentar pode ser demitida ? continuar lendo

Agora estou ciente de que o empregado em vias de aposentadoria (no meu caso) com o seu tempo já completado não pode ser demitido e só após de tramitar e sair aposentado. É isso. ? continuar lendo

Se você já completou o tempo necessário à aposentadoria, a estabilidade não se aplica mais. Ela visa proteger o empregado quando ele está pouco antes de completar o tempo necessário, e não depois. continuar lendo

Bom dia. Em regra, você é um caso de pré-aposentadoria, isto é, período em que o empregado está prestes a se aposentar. Nossa jurisprudência garante a esse trabalhador a estabilidade no emprego, exceto os casos de demissão sem justa causa. Fique tranquilo, se a empresa te desligar, você terá direito a indenização. No entanto, se por infelicidade isto ocorrer, não deixe de recolher o INSS, para que você não perca a qualidade de segurado e o tempo para aposentadoria.
Atenciosamente, continuar lendo

Uma amiga trabalhou numa empresa de transportes coletivos, na secretaria, que era localizada junto/ ao lado da mecânica, que funciona o tempo todo com ruídos extremos. Foi demitida, sem justa causa, 5 meses antes de fechar 25 anos de trabalho naquele local. Ela, após comprovado no LTCAT que era submetida a ruídos como alto nível de decibéis, tem direito à aposentadoria especial? Se caso positivo, não teria estabilidade? continuar lendo

Prezada, nesse caso e´preciso obter o PPP dela junto ao local em que trabalhou para saber se ela tem direito, ou não, à referida aposentadoria.

Att, continuar lendo