Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Matrícula em faculdade: certificado de ensino médio não é necessário

Publicado por COAD
há 14 anos

O juiz da 9ª Vara Cível de Belo Horizonte, Haroldo André Toscano de Oliveira, julgou procedente a ação ordinária em favor de L.R.F. contra a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O estudante foi aprovado no vestibular, mas estaria impedido de fazer matrícula na instituição por ainda não ter concluído o Ensino Médio.

Em 13 de junho de 2010, o estudante prestou exame seletivo a fim de iniciar o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, que terá início no segundo semestre deste ano. O candidato foi aprovado em 9º lugar e convocado para matrícula em 1ª chamada. Os classificados nessa condição teriam os dias oito e nove de julho para entregar a documentação, inclusive certificado de conclusão do Ensino Médio, e efetivar as matrículas.

No entanto, L.R.F. se encontra inscrito nos Exames Supletivos 1º Semestre de 2010, cursando o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte. As provas para a conclusão do supletivo vão ocorrer nos dias 17 e 18 de julho e o resultado será divulgado no dia 27 de agosto de 2010, datas que ultrapassariam o prazo para apresentação do certificado de conclusão de Ensino Médio.

O magistrado embasou-se no artigo 208 da Constituição Federal que garante o acesso aos níveis mais elevados do ensino (...) segundo a capacidade de cada um, para considerar que o critério utilizado pela PUC Minas seria inconstitucional, haja vista que L.R.F. comprovou capacidade e maturidade ao ser aprovado no vestibular. Além disso, como o certificado será obtido já no próximo mês, não é razoável impedir o autor da ação de se matricular na instituição de ensino.

Diante dos fatos, o juiz Haroldo André Toscano de Oliveira deferiu, liminarmente, o pedido de L.R.F., assegurando o direito de se matricular no curso. A condição estabelecida é que o requerente apresente o comprovante de conclusão do Ensino Médio no prazo máximo de 60 dias, sob pena de invalidação da matrícula efetuada.

Por ser de 1ª Instância, essa decisão está sujeita a recurso.

Processo: 024 10169213-5

FONTE: TJ-MG

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4070
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/matricula-em-faculdade-certificado-de-ensino-medio-nao-e-necessario/2277885

Informações relacionadas

Advocacia Geral da União
Notíciashá 8 anos

Conclusão do ensino médio é indispensável para matrícula em universidade

Consultor Jurídico
Notíciashá 10 anos

Matrícula em faculdade não depende de conclusão do ensino médio

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 6 anos

DECISÃO: Garantida a permanência de aluna que apresentou certificado de conclusão do ensino médio após sua matrícula

Justiça Federal do Estado de Goiás
Notíciashá 12 anos

Estudante obtém direito à matrícula em curso superior antes da conclusão do ensino médio.

Câmara dos Deputados
Notíciashá 7 anos

Educação garante matrícula do ensino superior de aluno que não concluiu o ensino médio

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa noite! tenho uma dúvida. Fiz o supletivo do Encceja para tentar concluir o Ensino Médio este ano, fui bem em todas as matérias, menos em matemática e suas tecnologias. Gostaria de saber se com o certificado parcial do Encceja eu poderia fazer alguma faculdade? continuar lendo