Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Menores: concessão de autorização de viagem para o exterior

    Publicado por COAD
    há 13 anos

    Publicada no Diário da Justiça do Tribunal de Justiça de Minas nesta segunda (20/12) a Portaria 1456, baixada pelo Corregedor-Geral de Justiça do Estado, que corrobora o contido na Resolução nº. 74/2009, que dispõe sobre a concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes.

    O texto traz as hipóteses de dispensa e de indispensabilidade de autorização judicial. Se o menor estiver acompanhado dos pais, ou de apenas um dos pais (quando o outro for falecido), além do tutor ou guardião, desde que devidamente comprovado e nas formas da Portaria, haverá a dispensa de autorização, dentre outras exigências, contidas no texto.

    Nas hipóteses em que a autorização judicial for indispensável, o interessado não precisa procurar um advogado ou defensor para formular o requerimento, salvo quando existir conflito entre os pais, entre estes e os responsáveis pela criança e o adolescente, ou ainda, com a própria criança ou adolescente. Nesse último caso, será necessária a juntada de uma procuração. O texto traz o procedimento detalhado do preenchimento.

    O requerimento de autorização judicial para viagem de criança ou adolescente ao exterior poderá ser cumulado com o pedido de autorização para expedição de passaporte para a criança ou para o adolescente.

    A íntegra da Portaria 1456 encontra-se prevista em nosso Portal, na Seção de ATOS.

    FONTE: Equipe Técnica ADV

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menores-concessao-de-autorizacao-de-viagem-para-o-exterior/2515461

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)