Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Alteração do CP: exigências para atendimento médico emergencial é crime

    Publicado por COAD
    há 12 anos

    Lei nº 12.653/12 criminaliza exigências abusivas para atendimento médico-hospitalar emergencial

    Texto entra em vigor na data da sua publicação

    Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (29/5) a Lei nº 12.653/12, que acresce o artigo 135-A no Código Penal (CP - Decreto-Lei nº 2.848/40), para tipificar o crime de condicionar atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia.

    Exigir cheque-caução, nota promissória, preenchimento de formulário ou qualquer outra garantia para atendimento médico-hospitalar de emergência é crime.

    A pena para hospitais, clínicas, médicos, planos de saúde, entre outros, que desrespeitarem a Lei nº 12.653/12 vai de 3 (três) meses a 1 (um) ano de prisão, além de multa.

    Em caso de lesão grave do paciente diante da negativa de atendimento, a punição dobra. Se o paciente morrer por falta de socorro, o responsável pode pegar o triplo da pena.

    O texto original da nova lei foi encaminhado ao Congresso pelos Ministérios da Justiça e da Saúde após a morte, em janeiro, do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, de 56 anos, e é oriunda do Projeto de Lei da Câmara nº 34/12. A Lei nº 12.653/12 entra em vigor na data da sua publicação.

    Confira a íntegra da Lei nº 12.653/12 em nosso site.

    FONTE: Equipe Técnica ADV

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alteracao-do-cp-exigencias-para-atendimento-medico-emergencial-e-crime/3134030

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)