Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo cassa inscrição estadual de mais de 50 mil empresas de SP

    Publicado por COAD
    há 8 anos

    Secretaria da Fazenda cassa inscrição estadual de contribuintes por inatividade presumida - omissão na entrega das Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIAs)

    Mais de 50,8 mil contribuintes paulistas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tiveram a inscrição estadual cassada por inatividade presumida, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

    As notificações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18/10) e a relação dos contribuintes cassados pode ser consultada no site do Posto Fiscal Eletrônico (PFE).

    Segundo o órgão, o cancelamento da inscrição ocorreu pela omissão na entrega das Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIAs) relativas a fevereiro, março e abril de 2016.

    Conforme disciplina a Portaria CAT 95/06, o contribuinte que desejar restabelecer a eficácia da inscrição tem prazo de 15 dias - contados da data de publicação em Diário Oficial – para regularizar sua situação cadastral junto ao Posto Fiscal de sua vinculação.

    "No caso de decisão desfavorável ao contribuinte (proferida pelo Chefe do Posto Fiscal), cabe recurso uma única vez ao Delegado Regional Tributário, sem efeito suspensivo, no prazo de 30 dias contados da notificação do despacho", informa a Fazenda em nota.

    Os contribuintes omissos de GIA que efetuaram o recolhimento de ICMS, emitiram NF-e (Modelo 55) ou entregaram os arquivos de Escrituração Fiscal Digital do Sintegra ou do Registro Eletrônico de Documentos Digitais (REDF), não tiveram suas inscrições estaduais cassadas nos termos do § 1º do Art. 4º da Portaria CAT 95/06.

    Entretanto, estes contribuintes continuam sujeitos às penalidades previstas em regulamento devido à falta do cumprimento das obrigações acessórias.

    FONTE: Diário do Comércio

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-cassa-inscricao-estadual-de-mais-de-50-mil-empresas-de-sp/396844976

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)