Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caracterização do abandono afetivo é tema de estudo de caso

    Publicado por COAD
    há 12 anos

    Amar é faculdade, cuidar é dever. Com essa frase da ministra Nancy Andrighi, diante da análise do REsp. 1.159.242/SP, a 3ª Turma do STJ asseverou ser possível exigir indenização por dano moral decorrente de abandono afetivo pelos pais. Selecionamos o tema para desenvolver um estudo de caso. O conteúdo foi disponibilizado no site nesta terça-feira (25/9).

    Segundo a ministra, o dano moral pode envolver questões extremamente subjetivas, como afetividade, mágoa, amor e outros. Isso tornaria bastante difícil a identificação dos elementos que tradicionalmente compõem o dano moral indenizável: dano, culpa do autor e nexo causal. Porém, ela entendeu que a par desses elementos intangíveis, existem relações que trazem vínculos objetivos, para os quais há previsões legais e constitucionais de obrigações mínimas. É o caso da paternidade.

    Apesar da decisão inédita, é importante frisar que diversas mudanças na sociedade, diante de relacionamentos rápidos, com pouca compreensão, e chances próximas de rompimento, afetam as relações entre pais e filhos, deixando esses de receber o sentimento e atenção natural de afeto.

    Confira: Abandono afetivo Responsabilidade Civil - Caracterização

    FONTE: Equipe Técnica ADV

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações809
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caracterizacao-do-abandono-afetivo-e-tema-de-estudo-de-caso/100071851

    Informações relacionadas

    Flávia França, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    Com quem deveria ficar a guarda de Harry Potter?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)