Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Regimes celetista e estatutário - É possível a dupla aposentadoria?

Publicado por COAD
há 11 anos

Disponibilizamos no site nesta terça-feira (6/11) estudo, que traz a lume polêmica que envolve a possibilidade ou não de concessão de dupla aposentadoria em regimes distintos, e se há a violação dos artigos 96 e 98 da Lei nº 8.213/91, que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social.

Em 2008, os ministros da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do AgRg-Resp nº 924.423/RS entenderam pela não violação dos dispositivos acima citados, com a ressalva de que a contagem do tempo servirá apenas para uma aposentadoria, se a contribuição tiver ocorrido em apenas um dos regimes de trabalho. Segundo os ministros, a concessão de dupla aposentadoria depende da comprovação do desenvolvimento concomitante de atividades regidas em dois regimes de trabalho diferentes, ou seja, uma atividade no serviço público e outra na iniciativa privada. O solicitante deve atestar que contribuiu, efetivamente, para os dois regimes, pois a contribuição para os dois regimes distintos é obrigatória para a concessão de mais de uma aposentadoria.

Não deixe de conferir: Aposentadoria Regimes celetista e estatutário Considerações.

FONTE: Equipe Técnica ADV

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2811
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regimes-celetista-e-estatutario-e-possivel-a-dupla-aposentadoria/100166661

Informações relacionadas

Notíciashá 18 anos

Tempo de contribuição em outro regime vale para aposentadoria

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 16 anos

STJ admite concessão de dupla aposentadoria em regimes diferentes

É Possível Acumular Aposentadorias de Regimes Previdenciários Diversos?

Petição Inicial - TJSP - Ação Pedido de Restituição de Veículo Apreendido

Jonatan Honorato, Advogado
Artigoshá 3 anos

O advogado pode gravar a audiência?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)