Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seleções Jurídicas - Extermínio e formação de milícia no Código Penal

    Publicado por COAD
    há 11 anos

    A edição de Seleções Jurídicas de novembro já está disponível no site. O tema escolhido envolve a publicação da Lei nº 12.720/2012, oriunda do Projeto de Lei nº 370/2007, que alterou dispositivos do Código Penal, para tipificar o crime de constituição de milícia privada, majorar a pena de 1/3 (um terço) até a metade se o homicídio for praticado por milícia privada, sob o pretexto de prestação de serviço de segurança, ou por grupo de extermínio, e em lesões corporais, sob a observância do artigo 129.

    O crime de constituição de milícia privada está previsto, conforme a nova Lei, no artigo 288-A. Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos no Código Penal, incorre na pena de reclusão de 4 (quatro) a 8 (oito) anos. O texto entrou em vigor na data de sua publicação (28/9). Para falar sobre o tema, apresentamos na edição excelentes contribuições de Eduardo Luiz Santos Cabette e Marcelo Rodrigues da Silva.

    Em Doutrinas, Ricardo Paz Gonçalves traz considerações sobre holdings familiares, no contexto da sucessão, e Júlio César Ballerini Silva discute os contratos de assistência funerária no Direito Brasileiro. A importância do design e a nova comunicação na advocacia brindam a Seção Gestão de Carreira e Marketing Jurídico, com dicas de Marcel Bozza e Gabriela Fornells, já que as imagens e os signos fazem parte de uma linguagem visual de alto impacto, necessária aos escritórios de advocacia.

    Não deixe de conferir ainda a seção Ementário, que nos atualiza ainda mais e nos remete aos mais recentes julgados que foram inseridos em nosso banco de dados. Vale frisar que todos os acórdãos do STF e do TST que são disponibilizados pela Equipe Técnica ADV, servem como repositório autorizado de jurisprudência (Registros nº 049 INT-11, e nº 36/2010, respectivamente). Eles correspondem, na íntegra, aos originais fornecidos pelas Secretarias dos Tribunais.

    FONTE: Equipe Técnica ADV

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações278
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/selecoes-juridicas-exterminio-e-formacao-de-milicia-no-codigo-penal/100169076

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)