Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Militar temporário ganha indenização de transporte por relocação

    Publicado por COAD
    há 11 anos

    A 2.ª Turma Suplementar do TRF da 1.ª Região reconheceu o direito de dentista que residia em São Bernardo do Campo/ SP, convocado para prestação de serviço militar em Manaus/ AM, a receber indenização de transporte para si e seus dependentes.

    Ao analisar o caso, a relatora, juíza federal convocada Rosimayre Gonçalves de Carvalho, atendeu o pedido de indenização. Citando o Decreto n.º 986/93, que, ao dispor acerca da indenização de transporte, diz o militar da ativa [...] terá direito ao transporte para si e seus dependentes, até a localidade, dentro do território nacional, onde tinha sua residência ao ser convocado, ou para outra localidade cujo valor do transporte de pessoal e de bagagem seja menor ou equivalente, a magistrada confirmou a sentença.

    [...] Verifica-se que os incorporados às Forças Armadas para prestação de serviço militar inicial são militares da ativa, assinalou a juíza. Portanto, é garantido aos Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (MFDVs) o direito à indenização de transporte, pois são militares da ativa, esclareceu a juíza. Além disso, afirmou que a legislação não faz distinção entre militares da carreira e militares temporários quando destinados a compor a organização militar.

    A magistrada citou jurisprudência da Casa, segundo a qual São devidos aos MFDV, que se deslocam da sede de sua residência, em consequência das Leis n.ºs 5.2292/67, 6.880/80, bem como do Decreto n.º 986/93, o auxílio transporte de bagagem e ajuda de custo, os quais devem ser calculados dentro dos limites legais de acordo com a patente e a situação pessoal militar [...], concluiu. (AC 1997.32.00.000523-9/AM, Rel. desembargador federal Antônio Sávio De Oliveira, Conv. juíza federal Sônia Diniz Viana (conv.), Primeira Turma,e-DJF1 p. 10, de 06/05/2008).

    A decisão foi unânime.

    Processo: 2004.32.00.002748-6/AM

    FONTE: TRF-1ª Região

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações280
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/militar-temporario-ganha-indenizacao-de-transporte-por-relocacao/100243779

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)