Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Trabalhador pode fazer, via Internet, cálculo de seu tempo de contribuição

Publicado por COAD
há 11 anos

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição pode ser integral ou proporcional. Para a aposentadoria integral, a qualquer idade, o homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos. Já a Aposentadoria por Tempo de Contribuição proporcional exige que o segurado cumpra dois requisitos: idade mínima - 53 anos para os homens e 48, para as mulheres - e tempo de contribuição.

A concessão desta aposentadoria exige um cálculo diferenciado do tempo mínimo de contribuição.

Devido à mudança na Lei da aposentadoria, em 16 de dezembro de 1998, que aumentou o prazo mínimo de contribuições, o trabalhador ou trabalhadora deve comprovar além do tempo de contribuição, anteriormente exigido mais um adicional de 40% do tempo que lhe faltava para aposentar-se quando a Lei mudou. Assim, cada trabalhador, terá seu cálculo individualizado de tempo de contribuição mínimo, de acordo com seu histórico de contribuições.

O trabalhador poderá fazer, por meio da Internet, um cálculo de seu tempo de contribuição para a Previdência Social e descobrir quanto tempo falta para sua aposentadoria. Para tanto, vá ao site www.previdência.gov.br e clique no link "Lista Completa de Serviços ao Segurado". No quadro "Em Destaque", clique em "Calcule sua aposentadoria" e vá seguindo os passos pedidos na tela. Você precisará do número de seu PIS ou NIT e de suas carteiras de trabalho ou carnês de contribuição para preencher os campos de tempo de contribuição.

Importante lembrar que o valor da aposentadoria proporcional é menor do que o valor que será pago se o trabalhador completar o tempo para a aposentadoria integral. Nos dois casos sobre o cálculo do salário do benefício, incindirá o Fator Previdenciário.

Para requerer Aposentadoria por Tempo de Contribuição, ou qualquer outro benefício da Previdência Social, o trabalhador pode agendar o atendimento no site da Previdência Social ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.

Trabalhador, os serviços da Previdência Social são gratuitos. Não contrate intermediários! Você mesmo pode dar entrada em seu pedido de aposentadoria!

FONTE: Blog da Previdência Social

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11314
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-pode-fazer-via-internet-calculo-de-seu-tempo-de-contribuicao/100351649

Informações relacionadas

Henrique Scremin, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Petição Busca de Bens - Bacenjud, Renajud e Infojud

Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
Modeloshá 5 anos

Pedido de Busca de Endereço - Bacenjud e Renajud, Iinfojud, Siel e Infoseg

Espaço Vital
Notíciashá 15 anos

Peticione requerendo seja apreciada a petição...

Cecilia Araújo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Petição para requerer pesquisas nos sistemas Bacenjud, Renajud e Infoseg

Naraiane Nunes, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Pedido de Pesquisas pelos Sistemas Renajud, Bacenjud, Infojud e Siel

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)