Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Prazo para divulgação da lista de produtos essenciais é ampliado

Publicado por COAD
há 11 anos

Governo amplia prazo para divulgação da lista de produtos essenciais ao consumidor, determinação do Plano Nacional de Consumo e Cidadania. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, presidente do Conselho de Ministros da Câmara Nacional de Consumo, apresentou à presidenta Dilma Rousseff a conclusão dos trabalhos e o pedido de ampliação de prazo para os debates, feito por representantes dos setores econômicos envolvidos.

A presidenta decidiu atender o pedido e delegou ao conselho a decisão sobre o novo prazo. O ministro da Justiça já está em contato com os integrantes do Conselho e representantes das empresas para marcar uma nova data de apresentação da lista, de maneira a preservar os direitos dos consumidores e conciliar as preocupações do governo e do mercado.

Instalado em 2-4, o Conselho de Ministros da Câmara Nacional das Relações de Consumo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec) foi encarregado da elaboração da lista de produtos essenciais que, em caso de defeitos, terão que ser trocados imediatamente ou obrigarão o vendedor a devolver todo o dinheiro pago pelo consumidor.

De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os produtos essenciais vão atender a dois critérios. Tem que ser um produto imprescindível ao consumidor e que, baseado em nossos dados dos Procons, gere problemas de consumo. Queremos colocar a questão normativa de forma aberta para o mercado e atender satisfatoriamente o direito do consumidor, explica.

Fonte: Ministério da Justiça.

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações547
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prazo-para-divulgacao-da-lista-de-produtos-essenciais-e-ampliado/100462664

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)