Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo zera alíquota do IOF para investidor estrangeiro

    Publicado por COAD
    há 11 anos

    O Governo Federal, através do Decreto 8.023, publicado no Diário desta quarta-feira, 5-6, estabelece que, a partir de hoje, a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) passa de 6% para zero, nas liquidações de operações de câmbio contratadas por investidor estrangeiro, para ingresso de recursos no País, inclusive por meio de operações simultâneas, para constituição de margem de garantia, inicial ou adicional, exigida por bolsas de valores, de mercadorias e futuro, bem como, nos casos que especifica, para aplicação no mercado financeiro e de capitais.

    Veja a seguir a íntegra do Decreto:

    "DECRETO 8.023, DE 4-6-2013

    ................................................

    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 84, caput, inciso IV, e o art. 153, § 1º, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 5.143, de 20 de outubro de 1966, no Decreto-Lei nº 1.783, de 18 de abril de 1980, e na Lei nº 8.894, de 21 de junho de 1994, D E C R E T A :

    Art. 1º O Decreto nº 6.306 , de 14 de dezembro de 2007, passa a vigorar com as seguintes alterações:

    "Art. 15-A. ..............................................................................

    ......................................................................................................... XI - nas liquidações de operações de câmbio contratadas por investidor estrangeiro, para ingresso de recursos no País, inclusive por meio de operações simultâneas, para constituição de margem de garantia, inicial ou adicional, exigida por bolsas de valores, de mercadorias e futuros: zero;

    XII - nas liquidações de operações de câmbio contratadas por investidor estrangeiro, para ingresso de recursos no País, inclusive por meio de operações simultâneas, para aplicação no mercado financeiro e de capitais, excetuadas as operações de que tratam os incisos XIII, XIV, XV, XVII, XVIII e XXIII do caput: zero;

    ..............................................................................................."(NR)

    Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    DILMA ROUSSEFF

    Guido Mantega"

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-zera-aliquota-do-iof-para-investidor-estrangeiro/100547927

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)