Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Questionada lei do RJ que proíbe inclusão em cadastro de devedores

    Publicado por COAD
    há 9 anos

    A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5174, com pedido de liminar, para questionar a Lei estadual 3.762/2002, do Rio de Janeiro, que proíbe a inscrição do nome de usuários de serviços públicos em cadastro de devedores.

    A referida norma, em seu artigo 1º, determina que as empresas prestadoras de serviços públicos não poderão inscrever usuários inadimplentes em qualquer tipo de cadastro de devedores. Em caso de violação à regra, o artigo 2º prevê que as empresas ficarão automaticamente impedidas de contratar com o Poder Público do estado do Rio de Janeiro e de receber qualquer benefício ou isenção, inclusive de caráter tributário.

    A Abegás sustenta que a norma viola o artigo 175, parágrafo único, da Constituição Federal, ao usurpar a competência da União para legislar sobre as relações jurídicas oriundas de permissão ou concessão de serviço público. Segundo a associação, a Lei federal 8.987/1995 já regulamenta as concessões, porquanto, o referido diploma estadual impugnado inaugurou regulamentação paralela e explicitamente contraposta.

    O legislador estadual, diz a autora da ação, também transpôs o limite quanto à competência concorrente dos estados para legislar sobre produção e consumo. À União compete estabelecer legislação geral sobre produção e consumo, aos estados, afirma a associação, cabe somente legislação suplementar, de acordo com o artigo 24, inciso V, parágrafos 1º, , e , da Constituição Federal. Para a Abegás, a proibição que a lei estadual estabelece destoa do disposto no Código de Defesa do Consumidor, Lei federal 8.078/1990, que regulamenta, em seu artigo 43, questões de inclusão das informações de consumidores em banco de dados e cadastros. A existência de norma federal regulando o tema objeto da demanda retira do estado a competência suplementar para tratar do mesmo tema, sustenta.

    A lei contraria ainda os princípios constitucionais da igualdade, livre concorrência e proporcionalidade, padecendo, ainda, de inconstitucionalidade material, de acordo com a autora da ação.

    Rito abreviado

    O relator da ADI, ministro Gilmar Mendes, determinou a aplicação do rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999 (Lei das ADIs) para que a ação seja julgada pelo Plenário do STF diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar. O ministro também requisitou informacoes à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e ao governador do estado, responsáveis pela edição da norma em análise, a serem prestadas no prazo de dez dias. Em seguida, determinou que se dê vista dos autos, no prazo sucessivo de cinco dias, ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República para que se manifestem sobre o caso.

    FONTE: STF

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/questionada-lei-do-rj-que-proibe-inclusao-em-cadastro-de-devedores/150695605

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)