Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Licitação: compra de tornozeleiras eletrônicas é suspensa

    Publicado por COAD
    há 14 anos

    Em decisão liminar, o Desembargador Arno Werlang suspendeu licitação para a contratação de empresa de serviço de Monitoramento Remoto Georeferenciado para os presos da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (SUSEPE). O mérito da ação ainda será julgado pelo 1º Grupo Cível do TJRS.

    O Mandado de Segurança foi impetrado pela empresa Spacecom Monitoramento LTDA., sob a alegação de que a modalidade pregão eletrônico é incompatível com o objeto a ser licitado, porque não se trata de bem comum. Ainda, defendeu que foi estabelecido critério discriminatório, uma vez que é exigido que o dispositivo seja composto por peça única, excluindo o produto da empresa que, apesar de possuir duas peças, teria a mesma eficácia e segurança.

    Na avaliação do Desembargador Arno, o Monitoramento Remoto Georeferenciado é uma tecnologia nova e incomum no mercado, com pouca referência de desempenho e de qualidade e, ainda, que depende de tecnologia sofisticada, não podendo ser considerada comum. Há que se considerar, ainda, estar-se diante de contratação de bens e serviços de informática, em que há disposição expressa quanto à observância do tipo de licitação técnica e preço, consoante dispõem os 2º e 5º do art. da Lei nº 8.248/91, salientou.

    O magistrado considerou ainda que a definição antecipada do tipo de equipamento, definindo o número de peças, viola o princípio da competitividade, pois afasta a participação de outros concorrentes. Entendeu que deve ser concedida a liminar diante do risco de dano irreparável, pela possibilidade do procedimento licitatório ser declarado nulo, podendo causar prejuízos à Administração. A decisão é do dia 6/9.

    Mandado de Segurança nº 70038552527

    FONTE: TJ-RS

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licitacao-compra-de-tornozeleiras-eletronicas-e-suspensa/2371279

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)