Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Medida protetiva: laudo deve definir se visita a filho é possível

    Publicado por COAD
    há 14 anos

    Medida protetiva concedida a fim de resguardar a integridade física da vítima de violência doméstica cometida pelo ex-companheiro reflete diretamente no direito do agressor a visitar o filho do casal. Logo, uma liminar para permissão de visita deve ser postergada até que seja apresentado estudo psicossocial por parte de uma equipe multidisciplinar que demonstre o estado psicológico das partes. Esse foi o entendimento da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ao considerar que após o cometimento de agressão e imposição de medida protetiva, seria necessária a apresentação de estudo psicossocial para aferir as condições de o pai visitar o filho do casal, resguardando o interesse da criança.

    Consta dos autos que a medida protetiva foi imposta pelo Juízo da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, após a constatação da agressão cometida contra a ex-companheira. Em Primeira Instância, a concessão de liminar autorizando visitas ao filho menor foi postergada em decorrência do reflexo da medida protetiva, até que fosse apresentado estudo multidisciplinar psicossocial. No recurso, o pai da criança pugnou pela suspensão da decisão, argumentando que a medida protetiva teria sido aplicada em decorrência de fato que envolveu exclusivamente o casal. Alegou que o ordenamento jurídico lhe asseguraria o direito de visita (artigo 888, VII, parágrafo único, do Código de Processo Civil) e que o rompimento abrupto da relação de afetividade entre pai e filho colocaria em risco a saúde emocional de ambos.

    O relator do recurso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, observou que o devido acompanhamento pela equipe multidisciplinar e a realização do estudo psicossocial tornaram-se necessários para demonstrar o estado psicológico das partes. O magistrado ressaltou os interesses do menor, bem como a condição peculiar da criança como pessoa em desenvolvimento, previsto no artigo 6º do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Aduziu ainda jurisprudências que nortearam o dever do Estado em proteger pessoas que não têm recursos para tal. Também citou os Princípios do Melhor Interesse da Criança e da Proteção Integral da Criança e do Adolescente, já que considerou que sem o laudo não seria possível assegurar que a medida atende aos interesses do menor.

    Destacou também o magistrado que a adoção de medidas protetivas leva a crer que existe uma relação conturbada e instável entre as partes litigantes. Por isso, determinou a espera até que o laudo psicossocial esteja concluído, tendo em vista a vulnerabilidade física e psicológica da criança.

    Participaram do julgamento o desembargador Sebastião de Moraes Filho, segundo vogal, e o juiz convocado Pedro Sakamoto, primeiro vogal.

    FONTE: TJ-MT

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27740
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medida-protetiva-laudo-deve-definir-se-visita-a-filho-e-possivel/2405421

    Informações relacionadas

    Raphael Abib, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Pai não pode ser impedido de visitar os filhos por medida protetiva contra a ex companheira.

    Maeli Pinheiro, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Tenho medida protetiva contra meu ex, ele pode visitar nossos filhos?

    Ana Caroline Oliveira Montalbano, Advogado
    Artigosano passado

    Guarda dos filhos e direito de convivência nos casos de violência doméstica

    Roseane Leopoldina Diniz, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Ação de Regulamentação de Visitas - Com pedido de Tutela

    Agravo de instrumento com pedido liminar de regulamentação de visitas pelo Genitor

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Qual seria a avaliação positiva ou negativa que mantivesse a decisão?

    Neste caso se o laudo for inconclusivo ou não totalmente tendencioso ao Pai e nem totalmente tendencioso ao pedido de não deixar ver a criança?

    Creio que uma decisão mais objetiva e construtora poderia ser melhor aplicada. Não afetando o Pai e tão pouco a Criança que também sente a falta do Pai.

    Eu sugiro um acompanhamento disciplinar orientativo junto às visitas. Isso sim traria melhor resultado a ambos.
    Reeducação familiar.

    Não deixar o Pai ver seu filho isso jamais vai sair do subconsciente desta criança.
    Reflexos pra vida toda. continuar lendo

    Excelente explanação sobre a matéria em questão. continuar lendo