Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Erro médico: demora na procura por socorro impede danos morais

    Publicado por COAD
    há 12 anos

    A 2ª Câmara de Direito Público do TJ manteve decisão de primeira instância que negou indenização por danos morais, por erro médico, a um homem que, após diagnosticar sintomas de moléstia, demorou demais a procurar socorro profissional.

    O homem ajuizou ação contra a municipalidade onde vivia porque, ao sentir fortes dores nos testículos, foi à policlínica local, no mês de setembro e, dois médicos depois, já em novembro do mesmo ano, foi orientado a usar um "Suspensório Escrotal T M de uso contínuo".

    Um mês depois, o médico do seu local de trabalho constatou agravamento do quadro, uma vez que os testículos estavam praticamente necrosados, encaminhando-o imediatamente para extirpação de um deles. O paciente requereu a indenização porque o primeiro urologista municipal teria errado no procedimento inicial.

    Em decorrência disso, sofreu prejuízos materiais com consultas e serviços laboratoriais, além de danos morais, consequência da deformidade estética e das gozações e chacotas de que se tornou alvo.

    A defesa afirmou que a culpa é do requerente, que mesmo com fortes dores demorou quase um mês para buscar outro atendimento médico, o que demonstra a ausência de culpa do médico do posto de saúde municipal.

    Os julgadores entenderam que a demora na procura de atendimento médico afasta o nexo de causalidade, e que o atendimento prestado foi adequado. O homem apelou e repisou seus argumentos, mas o pleito não vingou no TJ.

    "Afastado o nexo de causalidade, bem como a conduta culposa do corpo médico, não há falar em responsabilidade dos demandados", concluiu o desembargador Cid Goulart, relator da matéria. A decisão foi unânime.

    FONTE: TJ-SC

    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações190
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/erro-medico-demora-na-procura-por-socorro-impede-danos-morais/3104341

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)