Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Filhas de ex-combatente que se casaram perderam direito a pensão

    Publicado por COAD
    há 12 anos

    A 1.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região negou provimento a recurso proposto pelas filhas de ex-combatente integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). As recorrentes requeriam a reforma da sentença de primeiro grau a fim de obter o recebimento da pensão especial por morte de seu pai.

    O juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido formulado pelas filhas do ex-combatente ao fundamento de que as autorias teriam se casado posteriormente à concessão da pensão por morte e, por esse motivo, observando-se a legislação, não teriam mais direito ao benefício.

    Inconformadas, as moças recorreram ao TRF da 1.ª Região, alegando terem, sim, direito à percepção da pensão especial, pois, em cumprimento ao princípio da isonomia, todas as filhas de ex-combatentes, independentemente de seu estado civil ou profissão, cujos genitores faleceram anteriormente à edição da Lei 8.059/90, percebem a pensão especial estabelecida nos dispositivos contidos no art. 30 da Lei 4.242/63.

    Para o relator, desembargador federal Néviton Guedes, a sentença proferida pelo juízo de primeiro grau não merece ser reformada. Pelo art. 2.º, b, da Lei 3.633/59, as filhas dos ex-integrantes da FEB, ao se casarem, perdem o direito à pensão especial ali regulada, afirmou.

    Segundo o magistrado, aplicando-se a legislação vigente à data do óbito do ex-combatente para fins de pensionamento, quando do falecimento do pai das recorrentes, as filhas mulheres de ex-integrante da FEB, na ausência da mãe, que se casassem após a concessão da pensão especial, estariam excluídas do rol de beneficiários.

    Com tais fundamentos, a Turma, nos termos do voto do relator, negou provimento ao recurso.

    Processo: 0002932-91.2009.4.01.3811

    FONTE: TRF-1ª Região

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filhas-de-ex-combatente-que-se-casaram-perderam-direito-a-pensao/3186634

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)