jusbrasil.com.br
30 de Março de 2020
    Adicione tópicos

    Filhas de ex-combatente que se casaram perderam direito a pensão

    COAD
    Publicado por COAD
    há 8 anos

    A 1.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região negou provimento a recurso proposto pelas filhas de ex-combatente integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). As recorrentes requeriam a reforma da sentença de primeiro grau a fim de obter o recebimento da pensão especial por morte de seu pai.

    O juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido formulado pelas filhas do ex-combatente ao fundamento de que as autorias teriam se casado posteriormente à concessão da pensão por morte e, por esse motivo, observando-se a legislação, não teriam mais direito ao benefício.

    Inconformadas, as moças recorreram ao TRF da 1.ª Região, alegando terem, sim, direito à percepção da pensão especial, pois, em cumprimento ao princípio da isonomia, todas as filhas de ex-combatentes, independentemente de seu estado civil ou profissão, cujos genitores faleceram anteriormente à edição da Lei 8.059/90, percebem a pensão especial estabelecida nos dispositivos contidos no art. 30 da Lei 4.242/63.

    Para o relator, desembargador federal Néviton Guedes, a sentença proferida pelo juízo de primeiro grau não merece ser reformada. Pelo art. 2.º, b, da Lei 3.633/59, as filhas dos ex-integrantes da FEB, ao se casarem, perdem o direito à pensão especial ali regulada, afirmou.

    Segundo o magistrado, aplicando-se a legislação vigente à data do óbito do ex-combatente para fins de pensionamento, quando do falecimento do pai das recorrentes, as filhas mulheres de ex-integrante da FEB, na ausência da mãe, que se casassem após a concessão da pensão especial, estariam excluídas do rol de beneficiários.

    Com tais fundamentos, a Turma, nos termos do voto do relator, negou provimento ao recurso.

    Processo: 0002932-91.2009.4.01.3811

    FONTE: TRF-1ª Região

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)