Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homem é condenado por homicídio de pichador

    Publicado por COAD
    há 8 anos

    A 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve condenação de homem acusado de homicídio e porte de armas. A pena foi fixada em 12 anos de reclusão em regime fechado, pelo assassinato, e um ano de detenção, em regime aberto, mais 10 dias-multa, pelo porte.

    De acordo com o processo, em setembro de 2012, na Comarca de Santo André, a vítima e um amigo estavam limpando rolo de tinta que haviam utilizado para pichar casas da região, esfregando-o na calçada e no portão do réu. O acusado observou a cena de sua sacada e ingressou no imóvel para pegar uma arma. Quando os jovens já estavam de saída, ele atirou nas costas de um deles.

    Em depoimento, o réu disse que agiu em legítima defesa, pois achou que seria assaltado, tendo atirado apenas para assustar. Ao ver a vítima caída, chegou a levá-la para o hospital, mas ela não resistiu aos ferimentos. Contou, ainda, que no meio do caminho jogou a arma pela janela. A polícia encontrou ainda duas espingardas e munição calibre 22 na casa do apelante.

    O relator do recurso, desembargador Edison Brandão, afirmou que os depoimentos de testemunhas, mais as imagens de câmera de segurança que registrou o momento do crime são provas convincentes. “Não se pode dizer, diante de tal panorama, que a decisão dos jurados, reconhecendo a intenção homicida e a presença da qualificadora do recurso que dificultou a defesa do ofendido, contrariou manifestamente a prova dos autos”. E acrescentou: “De qualquer modo, ainda que tivesse agido em legítima defesa, real ou putativa, a reação extrapolou em muito a proporcionalidade exigida”.

    O julgamento ainda contou com a participação dos desembargadores Luís Soares de Mello e Euvaldo Chaib. A votação foi unânime.

    Apelação nº 9000026-12.2012.8.26.0554

    FONTE: TJ-SP



    • Publicações40292
    • Seguidores1092
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homem-e-condenado-por-homicidio-de-pichador/325671020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)