Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Veda normatização do TSE sobre processo eleitoral

    Publicado por COAD
    há 8 anos


    Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 232/16, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que restringe a atuação normativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a assuntos administrativos.

    A proposta altera o Código Eleitoral (4.737/65) para vedar a normatização de matérias relacionadas ao processo eleitoral.

    De acordo com Mendonça Filho, o TSE tem editado instruções normativas que avançam em competências do Legislativo criado “insegurança jurídica, desequilíbrios e conflitos institucionais extremamente” prejudiciais ao estado democrático de direito. “A própria legitimidade do processo eleitoral vem sendo, paradoxalmente, prejudicada pela atuação do órgão que deveria ser o seu primeiro guardião”, disse.

    As normas do TSE, para Mendonça Filho, têm análises contraditórias, instáveis e incompreendidas pela sociedade, e terminam por perturbar o andamento do próprio processo eleitoral, numa evidente anomalia jurídica.

    Tramitação


    A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser analisada pelo Plenário.

    FONTE: Agência Câmara



    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veda-normatizacao-do-tse-sobre-processo-eleitoral/339597642

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)